Ao vender o seu veículo, é importante que realize a comunicação de venda para evitar problemas futuros, como por exemplo: o novo proprietário receber multas com o veículo ainda em seu nome ou, o novo proprietário se envolver em uma fatalidade de acidente de trânsito.
Procurando ajuda para recorrer de multas de trânsito?
A importância de se fazer o comunicado de venda do veículo
Para evitar esse tipo de problema e dor de cabeça, existe a Comunicação de Venda do Veículo ao detran.sp e esse é mais um serviço que a WTL Consultoria & Representação® oferece para você.
Através dessa comunicação, é possível isentar o antigo proprietário das responsabilidades sobre eventuais penalidades ocorridas depois que o carro já foi vendido.
Prazo para o Comunicar a venda do veículo
De acordo com o artigo 134 do Código Brasileiro de Trânsito, quem está vendendo o carro tem um prazo máximo de 30 dias para emitir o comunicado. O comunicado será enviado ao detran.sp junto com uma cópia autenticada do comprovante de transferência do veículo.
Documentos necessários para comunicar a venda do veículo
• Original e cópia simples de um documento de identificação pessoal legível, que pode ser RG, CNH.
• Original e cópia simples do CPF do antigo proprietário do veículo.
• Certificado de Registro de Veículo (CRV) – cópia autenticada, frente e verso que deverá estar preenchido e assinado, com firma reconhecida por autenticidade do vendedor.
• Original e cópia do requerimento de Comunicação de Venda em duas vias.
Veículos de Pessoa Jurídica (antigo proprietário do veículo)
Além dos documentos solicitados acima, o representante legal da pessoa jurídica deverá apresentar outros documentos, sendo:
• Cartão de CNPJ;
• Cópia do Contrato social;
• Comprovação de poderes para representação legal;
• Cópia do RG.